A capacidade de resistência das manifestações culturais de matriz africanas tem sido historicamente colocada à prova. Forjada dentro das senzalas, essa cultura é instrumento de luta e identidade da população afro descendente.

Os casos de racismo, violência e agressão contra as religiões de matriz africana têm aumentado de forma assustadora no Brasil. Atentas a esse contexto, as Iy agbás, grupo de mulheres artistas de diversas áreas, se reuniram para apresentar um espetáculo performático-musical AWÓ, uma obra baseada em cantos ancestrais yorubás.

O espetáculo aborda os aspectos essencialmente artísticos dos ritmos de matriz africana, buscando valorizar e afirmar a ancestralidade e as tradições africanas em seu encontro com a cultura popular brasileira.

A proposta cênica reúne musicalidade, oralidade e a plástica que estruturam um dos importantes pilares da cultura brasileira, o candomblé, em uma linguagem artística própria que se estende em constante transformação.

A relevância do projeto está na experimentação musical e criatividade cênica nele contida. Na busca pela valorização e preservação destes saberes populares, o projeto reúne música, dança, teatro e promoção etno-cultural na proposta de um espetáculo performático musical.

Para contratar o espetáculo, basta entrar em contato com Joana Marinho pelo telefone (21) 99191-7086.