O desfile do Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo em 2020 terá como grande atração a presença da Vai-Vai. A escola de samba com 85 anos de tradição foi rebaixada pela primeira vez em sua história e vai lutar por uma das duas vagas que levam do Acesso de volta ao Grupo Especial. O desfile do Grupo de Acesso será no dia 23 de fevereiro de 2020.

Para enfrentar essa gigante da avenida, as escolas do acesso apostam em homenagens a personalidades como Chico Anysio e Carlinhos Brown e temas tradicionais como África, cerveja e Parintins.

Além da Vai-Vai, que ainda não anunciou seu enredo, outras sete escolas participam do Grupo de Acesso: Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde, Leandro de Itaquera, Mocidade Unida da Mooca, Independente Tricolor, Estrela do 3º Milênio e Acadêmicos do Tucuruvi – esta também foi rebaixada junto com a Vai-Vai.

Veja os enredos:

Camisa Verde e Branco: Carlinhos Brown

Carlinhos Brown faz seu famoso 'ajayô' para o público do Lollapalooza 2019 — Foto: Diego Baravelli/G1Carlinhos Brown faz seu famoso 'ajayô' para o público do Lollapalooza 2019 — Foto: Diego Baravelli/G1

Carlinhos Brown faz seu famoso ‘ajayô’ para o público do Lollapalooza 2019 — Foto: Diego Baravelli/G1

A escola de samba Camisa Verde e Branco vai fazer uma grande festa na noite desta segunda-feira (27) com a presença de Carlinhos Brown para o lançamento oficial do enredo em homenagem ao músico baiano: “Ajayô: Carlinhos Brown, candomblés, tambores e batuques ancestrais”.

A escola vai contar a história de 40 anos do compositor que já concorreu nove vezes ao Grammy Latino e é um dos grandes nomes do carnaval baiano.

Acadêmicos do Tucuruvi: Chico Anysio

O bordão mais famoso do Professor Raimundo era repetido por Chico Anysio no fim do programa: 'e o salário, ó' — Foto: CGCom/TV GloboO bordão mais famoso do Professor Raimundo era repetido por Chico Anysio no fim do programa: 'e o salário, ó' — Foto: CGCom/TV Globo

O bordão mais famoso do Professor Raimundo era repetido por Chico Anysio no fim do programa: ‘e o salário, ó’ — Foto: CGCom/TV Globo

Para voltar ao Grupo Especial, a Acadêmicos do Tucuruvi vai fazer um desfile em homenagem ao comediante Chico Anysio, que morreu em março de 2012 aos 80 anos. O tema do enredo é “Faces de Chico, o eterno Chico. Sorrir é… E sempre será o melhor remédio”, e vai contar a história do humorista e lembrar seus principais personagens, como Professor Raimundo, Salomé, Coalhada, Bento Carneiro, entre outros.

Esta será a primeira vez que uma escola de samba de São Paulo vai homenagear Chico Anysio. Ele já foi tema de enredos no carnaval do Rio por duas vezes, pela Caprichosos de Pilares, em 1984, e Paraíso do Tuiuti, em 2013.

Nenê de Vila Matilde: Cerveja

Nenê da Vila Matilde vai falar sobre a história da cerveja — Foto: DivulgaçãoNenê da Vila Matilde vai falar sobre a história da cerveja — Foto: Divulgação

Nenê da Vila Matilde vai falar sobre a história da cerveja — Foto: Divulgação

A tradicional Nenê de Vila Matilde caiu em 2017 e busca voltar ao Grupo Especial. Em 2020, o tema será a cerveja com o enredo “O presente da Deusa e o Brinde Águia”. A escola vai falar sobre a história da cerveja e sua trajetória desde a criação na região do Oriente Médio até chegar ao Brasil.

Estrela do 3º Milênio: Parintins

Boi-bumbá Garantido do Festival de Parintins — Foto: Marina Souza/G1 AMBoi-bumbá Garantido do Festival de Parintins — Foto: Marina Souza/G1 AM

Boi-bumbá Garantido do Festival de Parintins — Foto: Marina Souza/G1 AM

A escola de samba do Grajaú vai estrear no Grupo de Acesso após vencer o Acesso 2 – correspondente à “terceira divisão” do carnaval paulistano. A Estrela do 3º Milênio vai falar sobre os artistas do Festival de Parintins (AM), com o tema “No coração da floresta nascem estrelas que brilham no meu Carnaval”.

A cidade é famosa pelo festival que reúne os grupos representados pelos bois Garantido e Caprichoso, realizado no mês de junho, quando o município recebe turistas de todo o mundo.

Independente Tricolor: Utopia

Destaque da IndependenteTricolor — Foto: Ardilhes Moreira/G1Destaque da IndependenteTricolor — Foto: Ardilhes Moreira/G1

Destaque da IndependenteTricolor — Foto: Ardilhes Moreira/G1

A escola de samba Independente Tricolor caiu em 2018 e prepara um enredo intitulado “Utopia – É preciso acreditar”. O tema é inspirado no Livro Carta aos Capadócios, Lua, Terra, Céu e Mar e vai contar a história de um menino que conversa com animais e busca salvar o planeta e o meio ambiente.

Leandro de Itaquera: África

Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Leandro de Itaquera — Foto: Ardilhes Moreira/G1Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Leandro de Itaquera — Foto: Ardilhes Moreira/G1

Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Leandro de Itaquera — Foto: Ardilhes Moreira/G1

A escola de samba Leandro de Itaquera vai ter como enredo um tema sobre a África: “Das savanas africanas às savanas de Itaquera… Sou África! Berço do mundo, leões de uma forma abençoada”.

A escola da Zona Leste de São Paulo vai fazer uma viagem na figura de um leão para lembrar as heranças e a influência da cultura afro no Brasil.

Mocidade Unida da Mooca: Abdias Nascimento

Abdias Nascimento — Foto: Reprodução/TV BahiaAbdias Nascimento — Foto: Reprodução/TV Bahia

Abdias Nascimento — Foto: Reprodução/TV Bahia

A escola Mocidade Unida da Mooca prepara um enredo sobre a trajetória do professor, poeta, ator, senador e dramaturgo Abdias Nascimento, ativista dos direitos civis e humanos das populações negras, que morreu em 2011. O enredo vai se chamar o enredo “A Ópera Negra de Abdias Nascimento” e vai mostrar passagens importantes na vida de Abdias na luta pelo direito dos negros no Brasil.

Vai-Vai: enredo ainda não foi anunciado

Porta-bandeira da Vai-Vai no detalhe — Foto: Fabio Tito/G1Porta-bandeira da Vai-Vai no detalhe — Foto: Fabio Tito/G1

Porta-bandeira da Vai-Vai no detalhe — Foto: Fabio Tito/G1

A Vai-Vai ainda não divulgou o tema do enredo que vai levar ao Sambódromo do Anhembi para o desfile do Grupo de Acesso em 2020.

(fonte: G1)